18/06/2015   -   Fonte: Só Notícias (Site)

Instituto de MT diz que safra de soja está abaixo do projetado pelo USDA

A Conab elevou sua estimativa da produção brasileira de  soja para 96,04 milhões de toneladas, quase um milhão a mais que o projetado anteriormente. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou que “apesar do aumento, está ainda abaixo dos 97 milhões de toneladas de soja brasileira projetados pelo USDA (Departamento Norte-americano de Agricultura).

O Imea apontou que o USDA, que também revisou seus dados de oferta e demanda, “trouxe alterações mais significativas nos números de estoques. Os estoques finais mundiais da safra 14/15 foram reduzidos para 83,7 milhões de toneladas, devido, sobretudo, à redução dos estoques nos EUA e no Brasil”.

Conforme o Instituto, “estes dois países também impactaram sobre a redução dos estoques finais da safra 15/16, estimados agora em 93,2 milhões de toneladas. Apesar da redução, os estoques mundiais continuam recordes, e caso uma demanda mais in- tensa não ocorra, a força de uma oferta maior que a demanda pode pressionar os preços externos ainda mais”.


Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Weverton Correa (foto: assessoria/arquivo)