18/09/2014   -   Fonte: Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Bruno Bortolozo, d

Sorriso: Neri Geller e produtores discutirão preço da soja e logística

Produtores e o ministro da Agricultura Neri Geller discutem demandas, amanhã, quando ele lança a safra 2014/2015 na cidade. Uma delas é o é o atual preço mínimo da soja que está em torno de R$ 25, para o qual os próprios agricultores apontam que o viável é R$ 40. Espera-se que propostas sejam sinalizadas. “Preços de garantia, principalmente do milho e da soja, que são os nossos principais produtos e estão extremamente defasados e numa eventualidade aí, que nós precisarmos desses preços mínimos nós não temos eles a altura de cobrir os nossos custos”, disse vice-presidente do Sindicato Rural local, Elso Pozzobom.

Pozzobom  destacou ainda preocupação com o mercado externo. “Nós temos um mercado externo, principalmente do milho e da soja, baseado principalmente na bolsa de Chicago, que diariamente vem caindo, vem derretendo em função da safra americana que é extraordinária. Então nós ficamos mais uma vez na dependência da safra dos americanos pra saber se nós vamos ter lucratividade ou não e isso é ruim porque sinaliza que nós ainda não estamos fazendo a nossa tarefa de casa que seria melhorar a nossa infraestrutura e transporte”, explicou.

O vice ainda frisou que logística será debatida. “Nós temos muitas demandas, que ainda não estão sendo atendidas, citando nossa saída para o Norte, da nossa produção. É uma via (BR-163 sentido Pará) que nós estamos brigando já há muitos anos e que ainda não temos a conclusão. Temos outras demandas, como por exemplo a de se criar uma infraestrutura de transporte mais adequada, via nossos rios navegáveis”.

O ministro lança a safra às 10h, na Fazenda Santa Anastácia, às margens da BR 163, sentido Sorriso/Sinop. Demais autoridades, representantes do agronegócio e produtores rurais também participam.